top of page
cecilia_valentim_canto_harmonico.png

CANTO DOS
HARMÔNICOS

INICIAÇÃO AO CANTO DOS HARMÔNICOS
Ouvir o espectro dos sons harmônicos, é uma meditação sonora para a autorealização

O propósito desse trabalho é iniciar o participante na técnica e prática do Canto Difônico ou Canto dos Harmônicos. Oriunda das tradições antigas do oriente, esta prática é amplamente utilizada para a meditação, para o bem-estar físico, mental e emocional e para o alargamento da percepção e da sensibilidade.

Nas tradições antigas do oriente e nativas, incluindo as tradições Tupy, dos nativos brasileiros, encontramos inúmeras práticas e instrumentos que possuem a finalidade de destacar harmônicos, tanto para o pastoreio, como na Mongólia, como para "acalmar a mente" e acessar estados sutis de consciência, buscando a harmonização do organismo, precedendo a meditação, no Tibet e na Índia.

O Canto Difônico, atualmente mais difundido no ocidente, tornou-se conhecido por aqui a partir da década de 60. Mas o que são harmônicos? Harmônicos são altas frequências, vibrações complexas que compõe cada som e que, em geral, não escutamos de forma destacada. O Canto Difônico torna audível o espectro natural composto pelos harmônicos em todos os sons. Fazendo uma analogia com a decomposição da luz, por meio dessas técnicas, abrimos o "arco-íris" do som.

O Canto Difônico é uma forma de canto onde se pode cantar simultaneamente uma nota (fundamental) e seus harmônicos, selecionando-os e amplificando-os por meio de uma técnica simples e específica. São altas frequências que flutuam acima do som fundamental emitido pelo cantor. Alguns cantores, em especial em Tuva, região da Mongólia, são capazes de cantar de quatro a cinco frequências acima da nota fundamental, ao mesmo tempo.

Fundamentada em um conhecimento transmitido por gerações é usada com propósitos psíquicos, psicológicos e físicos na cultura tibetana.

No ocidente, estudos acadêmicos sugerem que cantar os harmônicos promove a modulação das ondas elétricas e da bioquímica cerebral, levando a uma maior coerência e amplitude das ondas Alpha e Theta, semelhante aos estados de meditação. Apontam, igualmente, para a modulação de estados sutis da consciência e do sentimento de bem-estar, bem como para o alargamento da percepção auditiva e da sensibilidade.
PROGRAMA


TEÓRICO
Noções básicas de psicoacústica:
O que são harmônicos, a série harmônica, os  harmônicos na natureza, o fenômeno acústico
O fazer musical e os harmônicos
A origem do Canto dos Harmônicos e suas práticas
Os efeitos dos harmônicos no organismo e seu uso na meditação e na medicina atual do oriente e ocidente.


PRÁTICO
Percepção e consciência corporal/vocal
A escuta e vivência dos harmônicos
Desenvolvimento da técnica e da prática do Canto dos Harmônicos
Cantos circulares de várias tradições.

bottom of page