top of page
cecilia_valentim_arte_do_ser_cantante10.png

MINHA
TRAJETÓRIA

CAMPO MUSICAL
Licenciei-me em Música pela Faculdade de Artes Santa Marcelina, encontrei meu querido mestre H.J. Koellreutter, de quem fui aluna de matérias teóricas e assistente por 12 anos, e que introduziu-me à música contemporânea e à compreensão da importância da música na educação e como atributo humano. Participei de diversos cursos e formações, pelos quais aprofundei meus conhecimentos musicais, dos quais ressalto os cursos com Murrey Schefer, que apresentou-me à ecologia acústica e ao conceito de Paisagem Sonora e com Theophil Mayer, na música experimental e livre improvisação. Estudei o canto com D. Leila Farah, e especializei-me em Música Antiga na Inglaterra e Espanha, com Emma Kirky e Montserrat Figueiras.

Entre os meus diversos trabalhos como artista, destaco minha atuação como solista no
Grupo Luminare de Música Antiga, (1992 – 2002), no Duo L’affetto Si Muove, (2008 – 2010),
no Matrika (2005 – 2012) - grupo cênico-musical dedicado aos cantos circulares de diversas tradições do planeta - e no Duo Las Brujas, com o qual sigo até o momento, realizando concertos, gravações e oficinas sobre o tema da Música Ibérica do Período do Renascimento.

Produzi e atuei nos álbuns: “A Música Ibérica no Período do Descobrimento” (1998), com o Grupo Luminare; o Songbook “Matrika – Círculo de Prática de Mantras” (2008), em parceria com o violonista Sérgio Leone; “Riacho de Luz” (2011) e “Paisagens” (2016), dois trabalhos solos com cantos circulares e de minha autoria. Mais recentemente, em parceria com a alaudista Rosimary Parra e produção de André Balboni, lancei o álbum “Las Brujas – A Música Ibérica do Período do Renascimento” (2021). Além de participações diversas em trabalhos de outros artistas.



CAMPO TERAPÊUTICO
Desde 1988, encontrei nas linhas neo-reichianas e transpessoal a compreensão e os recursos para a liberação e integridade da expressão pessoal. De 1998 a 2003, tornei-me psicoterapeuta somática em Biossíntese e Análise Bioenergética, e facilitadora em Biopsicologia. Formei-me em Healing Voice e Overtone Chanting com Jill Purce, na Inglaterra. Também sou líder das Danças da Paz Universal desde 2006.

 

Da união da minha prática e dos meus conhecimentos, criei o método da Arte do Ser Cantante, por meio do qual integro os recursos do canto e da psicologia somática como um caminho terapêutico que, assim como eu, está sempre work in progress.


CAMPO EDUCACIONAL
Entre as minhas atividades como educadora, atuei em escolas de música, coordenei a área de canto do Centro Experimental de Música do SESC Consolação, de 2001 até 2008, quando resolvi dedicar-me inteiramente a seguir um caminho próprio. Há mais de 30 anos ofereço workshops, oficinas, cursos e atendimentos individuais no meu próprio espaço, em organizações empresariais e educacionais no Brasil, Portugal e em outros países UE, Estados Unidos e Nova Zelândia, dentro do método da Arte do Ser Cantante.

 

CAMPO ACADÊMICO
Anos após a licenciatura em música, tornei-me Doutora e Mestre em Psicologia Social, no âmbito da Psicologia da Arte, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Minha pesquisa está voltada para a partilha da sensibilidade por meio do Canto e suas implicações no campo da Estética Social. Atualmente, sou membro do Grupo de Estética Social (USP/CNPq) e colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.

Ao rever a jornada que percorri até o momento, sinto-me grata por ter chegado até aqui e por realizar meu propósito, que é contribuir para a conexão da expressão livre, íntegra e plena da pessoa, na relação consigo mesma, com o outro e com tudo que a cerca e, com isto, poder criar para si uma vida mais feliz e realizada.

bottom of page