A Escola da arte do Ser Cantante é um espaço de prática e conexão de saberes que propõe o alargamento da sensibilidade, do autoconhecimento e da liberdade de expressão por meio das artes do canto, da dança , da palavra e das imagens integrados à psicologia somática e transpessoal, em um processo criativo e transformador que pode ser realizado individualmente ou em grupo.
O método da Arte dos Ser Cantante, concebido e desenvolvido por mim, foi formulado ao longo dos anos da minha própria experiência como cantora, educadora e psicoterapeuta somática em Biossíntese, Analise Bioenergética e Biopsicologia, em um percurso que está sempre em transformação e que me coloca em contínua revisão diante daquilo que percebo, das minhas crenças e valores, refletidas no meu modo de sentir e agir, naquilo que ocorre na minha relação com o outro, e que revela, para mim mesma, o Ser estético e sonoro que sou. Em movimento, assim como eu, o método passa por constantes revisões. Entretanto, em seus fundamentos, seus princípios e valores essenciais permanecem estabelecidos.
Minha perspectiva sobre o cantar une duas vertentes: a musical e a terapêutica, que
encontram-se integradas no meu modo de trabalho:
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pela perspectiva musical, compreendo o desenvolvimento do canto associado a origem da palavra grega, Thécne, cujo significado etimológico remete à habilidade e destreza em fazer, está relacionada ao sentido da arte e envolve a criatividade, a imaginação, a inventividade e a reflexão, ou seja, como a aquisição de recursos para o reconhecimento e ampliação das habilidades naturais do cantante, por meio de práticas que visam o alargamento da sensibilidade, o autoconhecimento e o desenvolvimento das suas qualidades expressivas.
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pela perspectiva terapêutica, concebo o cantar como um processo integrativo da pessoa, que engloba a percepção do corpo em conexão com os sentimentos e sensações e a consciência dos movimentos que dão forma à sua expressão no mundo, ao tornar-se audível e visível por meio da sua voz.
Em resumo, a integração entre as duas vertentes se dá pela compreensão do cantar como experiência sensível, como meio para a conexão do sujeito consigo mesmo, com o outro e com o ambiente que o envolve, e como recurso terapêutico para a reparação dos traumas que inibem a expressão e a espontaneidade dos seus movimentos. Com tal propósito em vista, alinho os atributos do canto aos da psicologia somática e transpessoal, tendo em vista oferecer um caminho em direção à expressão do Ser em sua totalidade, com leveza, profundidade e consciência. Para tanto, o método da Arte do Ser Cantante envolve cinco dimensões: corporal, emocional, cognitiva, musical e poética.